Home Receitas RECEITA DE VELEJADOR: MECA À MODA CATARINENSE (grelhada na brasa)

Pesquise no site


Designed by:
RECEITA DE VELEJADOR: MECA À MODA CATARINENSE (grelhada na brasa) Imprimir E-mail

Se os gaúchos se orgulham de fazer o melhor churrasco do Brasil, a arte dos catarinenses está justamente no peixe. Pelo ineditismo, e pela excelente qualidade do prato, a Revista Náutica Online decidiu abrir espaço dentro da cobertura do Circuito Oceânico de Santa Catarina para os catarinenses Fabiano Dalsenter e Alexandre Back apresentarem a receita da meca grelhada. É o mesmo prato que o Iate Clube ofereceu num

animado churrasco de peixe após as regatas da quinta-feira.

Fabiano Dalsenter, pescador e chef do churrasco, foi quem revelou a receita:

Ingredientes
A Meca - As melhores postas são essas da cauda do peixe, completamente redondas. "Elas são até mais bonitas do que as postas da parte anterior do peixe", conta Fabiano. Outra dica é pedir filés grossos, de dois dedos "gordos" ou até três dedos (repare na altura do filé na foto). Essa receita é dimensionada para quatro filés.

Para temperar:
1 maço de coentro
1 maço de orégano
1 maço de alfavaca
1 cabeça de alho
3 limões
azeite e sal a gosto
 
Preparo:
Com uma faca, pique os vegetais, a cabeça de alho e amasse tudo. Fabiano prefere amassar com um pilão ou com a própria faca do que usar um liquidificador. Ele usa a mistura com alguns pedaços grandes do tempero. Enquanto você acende o fogo, passe o tempero sobre os peixes e deixe marinando. "O segredo para assar peixe é fogo alto", conta. "No fogo baixo, o peixe cozinha devagar e acaba ficando seco". Nas fotos, é fácil ver como a superfície da posta fica tostada.